O Propósito restaurador de Deus

Desde a queda do ser humano, Deus procurou restaura-lo, chamando Abraão (Gênesis 12:1-3) para ser uma benção. As intervenções de Deus e o envio dos anjos e a capacitação de líderes, visam o bem do povo de Deus. Seu propósito era: Todavia, Eu ensinei a andar a Efrain, tomei nos meus braços, mas não atinaram que eu os curava. Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor, fui para eles como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas, e me inclinei para dar-lhes de comer. (Oséias 11:3-4)

O envio de Jesus está dentro deste propósito de Deus. Sua missão tinha um objetivo claro: "O espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restaurar vista aos cegos, para por em liberdade, os oprimidos e apregoar o ano aceitável do Senhor" (Lucas 4:18, 19).

O Apóstolo Paulo explica bem o propósito do Senhor, ao dizer que ele havia colocado líderes na igreja com a finalidade de capacita-los: "...Até que todos cheguemos a unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de deus, a perfeita varonilidade, á medida da estatura da plenitude de Cristo" (Efésios 4:13).

Mas objetivamente, Ele diz que Deus tem chamado todas as pessoas para "...serem conforme a imagem do seu filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos" (Romanos 8:29).

A ação do Espírito Santo é fundamental  para a restauração do ser humano e tratamento do caráter. É o Espírito quem permite haver em nós o amor, o domínio, a bondade, a mansidão. (Gálatas 2:23).

O propósito de Deus para nossa vida é que tenhamos o mesmo caráter de Jesus. Por isso, Paulo diz: "...Andai em amor, como também Cristo voa amou" (Efésios 5:2), e "Rogo-vos, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor. (Efésios 4:1-2)."